O que é Intervenção Militar Significado

O que é Intervenção Militar Ditadura e Golpe Militar




Com a crise política e econômica que se instala em todo o Brasil, muitos estão procurando saber sobre: Intervenção Militar o que é ? Este ato é constitucional ou inconstitucional ?

Para quem tem menos de 30 anos de idade não sabem o que é uma ditadura política e nem viram quando as forças armadas nacionais tomaram posse do Brasil há algumas décadas atrás…

Mas Intervenção Militar significa: o uso das forças militares (exército, marinha e aeronáutica) para controlar determinada situação que deveria ser de responsabilidade de outro tipo de força ou autoridade.

Intervenção Militar o que é na Verdade

De acordo com o portal Brasil Escola, nos países que trabalham com o Estado Democrático de Direito, ter uma “intervenção militar” onde temos o uso do poder das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) só pode ocorrer sob ordem dos poderes constituídos, ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário.



Então este termo diferente, que está sendo muito falado nos últimos dias, devido a greve dos caminhoneiros 2018, não pode ser executado da noite para o dia, mas é preciso haver um processo legal, com o consentimento dos três poderes vigentes no Brasil.

Muito se falava sobre uma intervenção para tirar o presidente do poder e fazer uma mudança geral na política e economia do país. No entanto, na última semana a intervenção militar foi convocada pelo então presidente Michel Temer, para tentar retirar das ruas os caminhoneiros protestantes.


Vai ter Intervenção Militar no Brasil ou não ?

Para quem tenhamos uma verdadeira intervenção das forças armadas, e assim a liberação das BRs no Brasil, é preciso alguns passos. Em primeiro lugar o ministério da Defesa deve designar um militar para atuar como comandante da operação, controlando o Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Depois o comandante estabelecerá um Gabinete de Crise para acompanhar a evolução da situação, que neste caso, terá representantes do Ministério da Defesa e da Segurança Pública. E por fim a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional (FN) também atuarão em apoio ao Exército.

O que é Intervenção Militar Significado


Na verdade uma ação mais enérgica seria mesmo necessário, pois a situação já está caótica, com os postos de combustível sem gasolina, supermercados sem mercadorias, alunos sem aula e hospitais sem remédios. Mas esta ação militar terá fortes consequências na população e não sabemos os riscos deste ato…

Diferença entre Intervenção Militar e Ditadura e Golpe Militar

Não confunda os termos, pois intervenção militar é quando os três poderes concordam entre si e autorizam o trabalho do exército, marinha e aeronáutica para agirem e devolver a ordem aos cidadães brasileiros. Já o termo ditadura militar já diz respeito a uma forma de governo autoritário, como por exemplo na Venezuela.


Há ainda um terceiro termo político, o Golpe Militar, que pode ter a ver com a ditadura, pois de acordo com o Wikipédia, é um ato caracterizado pela tomada do poder de um país por suas forças armadas em um golpe de Estado, empregando assim o regime de ditadura militar.

Ainda de acordo com a revista Isto É, do grupo Terra, através do aplicativo Whatsapp, manifestantes da greve dos caminhoneiros 2018 estão pedindo uma intervenção das forças armadas urgente.

Usando o app WhatsApp, vários integrantes do movimento falam em manter os protestos nas ruas. Frases como “Não vamos sair”, “É guerra”, “Não quero mais saber de imposto, quero todo o governo fora” e “Não podemos parar, eles viram a força que temos” mostrava o clima entre os caminhoneiros neste último final de semana.

 

O que é Intervenção Militar Ditadura e Golpe Militar
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.