Quantos Pontos Perde a Carteira no Brasil

Tirar carteira de motorista não é fácil, imagine então ficar sem ela… Por isso hoje vamos saber com quantos pontos perde a carteira de motorista ou CNH. Vale lembrar que existem duas formas de perder CNH, deixar de renovar ou exceder a pontuação em seu prontuário.

Brasileiro normalmente não gosta de ler manuais, estudar normas e ficar por dentro das leis, por isso acaba perdendo benefícios, como no caso o direito de dirigir um veículo em via pública.

Todo ano são criadas novas leis em nosso país e outras normas são melhoradas. Por isso, quer seja uma carteira provisória ou definitiva, você sempre deve entender como funcionam as leis de trânsito, pois o prejuízo pode ser grande no futuro.

Quantos Pontos Perde a Carteira de Motorista no Brasil

A cada infração de trânsito que o condutor leva, será imputada uma multa, onde o proprietário do veículo terá que pagar a infração e também receberá um número de pontos na carteira. Mas com quantos pontos perde a carteira de motorista ? Se você somar 20 pontos na CNH, dentro de 12 meses, perde o direito de dirigir no Brasil.

Quantos Pontos a Perde Carteira de Motorista

Esta regra vale tanto para carros, motos, ônibus ou caminhão. Mas atenção, se você tem uma carteira provisória, aquelas que são emitidas no primeiro ano após ser aprovado no exame de direção, não poderá somar 4 pontos na carteira, pois perderá a CNH provisória.

Ao completar o limite pontuação, o Detran de seu Estado irá emitir automaticamente uma notificação da imposição de penalidade do Detran. Esta notificação chegará em sua casa, informando sobre a abertura de processo administrativo para a suspensão da habilitação. Após esta notificação o condutor ainda tem o direito de se defender, antes de perder a permissão para conduzir veículos no Brasil.

Carteira de Motorista Definitiva Multas

Outro ponto interessante e que muitas pessoas tem dúvida é com respeito ao pagamento das multas e retirada da pontuação na carteira de habilitação. Muitas pessoas pensam que se pagarem a multa, automaticamente os pontos são retirados da carteira, e isso não é verdade. Os pontos na CNH só expiram após 1 ano (12 meses) de sua origem.

Os condutores que ainda estão com a carteira provisória, ou permissão para dirigir, devem tomar muito cuidado, não podendo tomar duas multas graves, ou uma gravíssima, ou ainda reincidir em infração média, pois perderão o direito de dirigir.

Lembrando que uma multa leve equivale a 3 pontos na carteira de motorista, infração média perde 4 pontos na CNH, multa grave perde 5 pontos e a gravíssima vale por 7 pontas na CNH. Sendo assim, se você tomar 3 multas gravíssimas ou 4 graves, já perde o direito de dirigir carros ou motos nas ruas do Brasil.

Carteira de Motorista Dicas para Não Perder

Então depois de ver como é fácil perder CNH, agora vamos lhe dar algumas dicas práticas de como você pode evitar este grande prejuízo em sua vida. Basicamente estas dicas falam sobre conduzir o veículo de forma mais cautelosa e não desrespeitar as normas de trânsito.

As faltas mais comuns, que podem levar a completar 20 pontos e com isso ter suspensão da carteira de motorista são: dirigir em alta velocidade, ultrapassar o sinal vermelho, dirigir alcoolizado, dirigir com carteira vencida, dirigir falando no celular, trafegar em acostamento, calçadas ou passeio, entre outras…

Carteira de Motorista Definitiva Pontos

Alguns veículos trazem de fábrica um aviso sonoro ao rodar acima da velocidade permitida. Isso ajuda a não tomar multas por excesso de velocidade. Você pode ainda colocar o seu GPS para funcionar dentro das grandes cidades, assim saberá onde tem radar e poderá se precaver.

Outra dica é procurar não sair de casa atrasado, mas quando sair procure manter a calma, fique atento aos sinais de trânsito na cor laranja, pois você pode passar no vermelho sem perceber…

As coisas são muito simples, basta você andar na lei, respeitando as regras de trânsito e não procurar levar vantagem desonesta, que tudo dará certo. Mas se por acaso você completar os 20 pontos na carteira de motorista e chegar em sua casa uma notificação, não se desespere, você tem até 30 dias para recorrer. Então neste caso o melhor a fazer é procurar um despachante para te ajudar a fazer o recurso.

Veja aqui quais são os melhores carros até 25 mil reais no Brasil…

Carteira de Motorista Provisória Vencida

No caso da carteira de motorista provisória ou PPD (permissão para dirigir), de acordo com o código de trânsito brasileiro, é preciso ficar atento no primeiro ano para não perder a CNH provisória. Para você que acabou de passar no exame de direção e está ansioso para recebê-la em sua casa, saiba que o Detran dá um prazo de até 15 dias para que a CNH de permissão chegue até a sua residência.

Após 1 ano que você estiver com a carteira CNH provisória e não tiver tomado 4 pontos, então já está na hora de solicitar a carteira de motorista definitiva. Diferente da primeira habilitação, esta definitiva não chegará em sua casa pelos correios sem que você a solicite, mas você terá que dar entrada no processo junto ao Detran de sua cidade.

Os documentos necessários para mudar de CNH provisória para definitiva são: originais e xerox da carteira provisória, da identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado.

Para emitir este novo documento será cobrado uma taxa de em média R$ 63,00 para a primeira via. A carteira de motorista definitiva irá chegar em sua casa dentro de 15 a 20 dias pelos correios, sendo necessário ter alguém para assinar no ato da entrega.

CLIQUE NAS ESTRELAS ABAIXO E DÊ A SUA NOTA PARA ESTA MATÉRIA:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...