Como Economizar Combustível de Carro a Gasolina, Etanol e Diesel

Estando em crise financeira ou não, sempre vale a pena saber como economizar combustível. Hoje vamos passar aqui algumas dicas infalíveis para você gastar menos gasolina ou etanol de seu carro, tanto na cidade quanto na estrada.

Assim como qualquer produto ou máquina, existe uma maneira adequada de usar e conduzir um veículo para que ele funcione bem e não gaste mais do que o necessário. Você pode ter um dos melhores carros populares do Brasil com motor 1.0 e ainda assim ter média de gasto igual de um veículo 2.0 turbo.

É importante lembrar também que devemos usar bem e economizar não apenas o combustível do carro, mas também todo o conjunto mecânico, como freios, embreagem e acessórios do veículo. Se você não souber usar bem os freios e embreagem, terá que gastar com manutenção bem antes do necessário.

Como Economizar Combustivel gasolina etanol

Como Economizar Combustível Gasolina, Etanol na Cidade, Estrada

Entre as principais dicas para economizar gasolina de um carro podemos citar: calibragem dos pneus, dar manutenção constante, trocar de marchas na hora certa e ainda aliviar o “peso morto” dentro do carro, que são itens no porta malas que não precisavam estar ali.

Alguns carros mais novos trazem no painel de controle a indicação da hora de trocar de marcha. Outros carros mais antigos, como o Chevrolet Monza, trazem um visor sobre a condição de uso e consumo médio do veículo. Se o seu carro não possui estes recursos, tenha em mente trocar de marcha antes dos 30 mil giros.

Se você aprender a dirigir corretamente irá reduzir o consumo de combustível e ainda ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. Toda máquina exige uma técnica para ser bem usada, portanto a partir de hoje, fique atento se você está dirigindo corretamente, pois irá ajudar o seu bolso e também o preservar o meio ambiente.

Como Economizar Combustível, Calibrar Pneus

E pra você que deseja saber como economizar combustível, vamos dar um dica que pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem. Estamos falando de calibrar os pneus do carro, pelo menos 1 vez por semana.

Você deve procurar no manual do carro e ver qual é a calibragem certa para o modelo do seu carro. Se for fazer uma viagem, onde o carro estará mais pesado, vale a pena calibrar os pneus com 2 ou 3 libras a mais. Assim os pneus ficarão mais em pé, diminuindo o atrito com o solo e exigindo menos do motor do carro.

Além disso, é preciso ficar atento também ao alinhamento e balanceamento das rodas. Um carro desalinhado ou com peso desproporcional, irá exigir muito mais do motor, da direção e também do condutor, consequentemente, irá gastar mais gasolina. Por isso mantenha sempre o seu carro alinhado, para preservar a vida útil dos pneus e também reduzir do consumo.

Como Economizar Gasolina, Diminua o Peso

Outra dica muito importante é aliviar o excesso de peso extra no carro. Especialistas calculam que a cada 50 quilos extras a mais no carro, o carro passa a consumir pelo menos uns 1,5 km/l a mais de gasolina. Estes pesos podem ser aquelas caixas ou bolsas que você esqueceu e ficaram guardadas no porta malas.

Dicas para Economizar Gasolina do Carro

Se você gosta de dar uma caroninha para amigos as vezes, nada de errado com isso, é até aconselhável que se ajude o próximo, porém saiba que cada passageiro a mais no veículo irá aumentar o consumo médio. Além disso, temos que levar em consideração que muitas vezes ao dar uma carona mudamos um pouco o nosso trajeto principal e isso aumenta o consumo de gasolina.

E se você já tem um carro pesado, que usa para trabalho, como uma picape ou Suv a diesel, veja bem se não está carregando carga extra, como ferramentas ou caixas de sobraram da semana passada dentro do seu veículo. Geralmente os carros a diesel são mais econômicos do que aqueles movidos a gasolina ou etanol, porém são bem mais caros.

Confira aqui os melhores carros econômicos do Brasil até 50 mil reais…

Como Economizar Combustível, Trocar de Marcha

Algo que parece simples, mas muitas pessoas erram na condução do veículo é o tempo para trocar as marchas. Se o motor do carro está trabalhando de forma incorreta, por exemplo, rodando a 80 km, mas de 3ª marcha, com certeza irá aumentar o consumo de combustível do carro.

É preciso entender como um motor de carro funciona para conseguir reduzir consumo de gasolina ou etanol. Nunca force demais o motor do veículo. Procure fazer o seu automóvel trabalhar em baixas rotações, assim você não apenas economiza combustível, mas como também aumenta o tempo de vida útil das peças do motor.

Quando estiver rodando a mais de 80 km/h vale a pena deixar os vidros fechados. A explicação é simples, a aerodinâmica do carro em relação ao vento que está vindo em direção oposta, irá entrar dentro do carro e aumentar a resistência do conjunto. Sendo assim, dirigir com os vidros fechados ajuda a economizar combustível, principalmente em longas viagens, mesmo com o ar condicionado ligado.

Como Economizar Gasolina do Carro flex

Como Economizar Gasolina, Uso dos Freios

Muita gente não sabe como usar os freios do carro. Se você estiver em uma via a 60 km/h e ver o sinal fechado, não deixe para frear em cima do farol, alivie o pé assim que ver o sinal vermelho. Isso acontece muito nas grandes cidades, onde o fluxo de carros é bem maior e existem vários semáforos de trânsito.

Ficar acelerando e freando o carro toda hora aumenta o consumo de combustível do carro. Por isso procure ficar atento ao trânsito, pois muitas vezes não precisa frear o carro, basta aliviar o pé do acelerador. Se você se antecipar aos sinais de trânsito fechado e também aos outros carros na via, com certeza irá pisar menos no freio e reduzir o consumo de combustível.

Outra dica interessante de como reduzir consumo do carro é com respeito aos acessórios para conforto dos passageiros. Usar ar condicionado quando está com velocidade reduzida, com certeza irá aumentar o consumo. Ter instalado vários equipamentos eletrônicos como DVD, carregador de celular, GPS, central multimídia, som automotivo de alta potência e outros itens aumentam o consumo de combustível do veículo.

Como Economizar Combustível, Manutenção do Carro

Quem tem carro novo ou seminovo, não tem problemas com manutenção, pois geralmente se faz a famosa revisão programada. Mas quem é dono de um veículo usado precisa estar sempre de olho na parte mecânica, para não ser pego de surpresa. O que muitos ignoram é que dar manutenção periódica, trocar filtros e óleos, pode ajudar muito a economizar combustível do carro.

Usar gasolina aditivada não faz com que o carro fique mais econômico. Porém usar gasolina aditivada pelo menos 1 vez por mês, ajuda a manter os componentes do motor mais limpo, em consequência disto o seu veículo irá trabalhar de forma mais bem ajustada, e por fim reduzindo o consumo de combustível.

Você pode ter o carro mais econômico do Brasil de acordo com o Inmetro, mas se não souber como usá-lo e também dar a manutenção correta, de nada irá adiantar. Em geral os carros novos, acima de 2010, tem um melhor desempenho de motor e são mais econômicos. É como acontece com os nossos eletrodomésticos que temos em casa, uma geladeira velha consome muito mais energia do que uma Brastemp Inox de última geração.

CLIQUE NAS ESTRELAS ABAIXO E DÊ A SUA NOTA PARA ESTA MATÉRIA:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...